Prefeitura Municipal de Caiçara, 10 de Abril de 2020
Município vai decretar situação de emergência devido a estiagem
Sexta - Feira, 06 de Março de 2020
Prefeitura de Caiçara  vai decretar situação de emergência devido à estiagem.

A decisão foi tomada de forma coletiva em reunião na tarde desta sexta-feira, dia 06 de março de 2020, realizada no auditório da câmara de vereadores. Estiveram participando a administração municipal, câmara de vereadores, Emater, sindicato dos agricultores, representantes das cooperativas que atuam no município e agricultores, além de lideranças.

A estiagem vem afetando cada vez mais as propriedades rurais fazendo com que haja quebra na produção agropecuária. Em muitas propriedades já não há mais água para fornecer aos animais e começa existir falta para o consumo humano.

Segundo o prefeito municipal Márcio Menuzzi, a prefeitura decidiu em conjunto com as entidades decretar situação de emergência devido ao risco eminente de colapso nas propriedades rurais por falta de água.  Ainda hoje deverão estar sendo encaminhados os dados ao governo estadual através da secretaria estadual da agricultura em busca da homologação e reconhecimento do governo do estado e do governo federal do decreto de situação de emergência por causa da estiagem.

Já na próxima semana a prefeitura deverá estar contratando máquinas de forma emergencial para fazer manutenção de fontes, açudes, reservatórios e bebedouros com a intenção de estar se preparando para um cenário que pode ser cada vez mais desafiador.  Até o momento 129 municípios já decretaram situação de emergência no estado por causa da estiagem ou seca e 31 tiveram seus pedidos homologados.