Prefeitura Municipal de Caiçara, 28 de Junho de 2022
Caiçara integra o CIGRES que faz parte do Programa Nacional Lixão Zero

Sexta - Feira, 10 de Junho de 2022
Foto : Arquivo - CIGRES
O consórcio intermunicipal de gestão de resíduos sólidos – CIGRES, localiza-se no município de Seberi, BR 386, Km 43, linha Osvaldo Cruz. Teve sua constituição em setembro de 2001, com a participação de 13 municípios e iniciou sua operação em 12 de março de 2007.

O CIGRES foi criado como uma alternativa para atender a região e seus municípios, no que diz respeito a resíduos sólidos urbanos, e viabilizar a implantação de novos programas e tecnologias, que possam apoiar o desenvolvimento auto-sustentável voltado para uma proteção do meio ambiente, e uma busca pela qualidade de vida da população.

Tem como missão receber os resíduos sólidos (domésticos), gerado pelos municípios consorciados, fazer uma correta separação (triagem) deste material, tratá-lo de forma correta e acondicioná-lo adequadamente, atendendo todas as normas e técnicas exigidas para a execução destes serviços. Criar uma alternativa “economicamente viável e ambientalmente correta”. Trazendo economia para as administrações municipais e qualidade de vida para a população, valorizando o ser humano e o meio ambiente.

Atualmente é formado por 31 (trinta e um) Municípios da região noroeste do Rio Grande Do Sul, dentre eles o Município de Caiçara, que no ano de 2021 gerou um total de 327,54 toneladas de resíduos no ano, que foram encaminhados até o consórcio.