Prefeitura Municipal de Caiçara, 28 de Junho de 2022
Informações a respeito da emissão e regularização do Título de Eleitor para os munícipes caiçarenses

Terça - Feira, 29 de Março de 2022
A Administração Municipal de Caiçara informa que o prazo realização da emissão da primeira via, ou qualquer regularização do Título de Eleitor, vai até o dia 04 de maio. Essa é a data limite para que os cidadãos regularizem a situação perante a Justiça Eleitoral e possam votar nas eleições de 2022.

Os munícipes caiçarenses podem solicitar o serviço de emissão da primeira guia, regularização, transferência de CEP ou quitação de débitos, na 94ª Zona Eleitoral – Cartório Eleitoral de Frederico Westphalen, que mudou de endereço. Agora, a nova sede está localizada no 6º andar do Fórum de Frederico Westphalen, na Rua Antônio Boscardin, nº 364, Centro.

O contato com o Cartório Eleitoral de Frederico Westphalen pode ser feito pelos celulares, que também atendem via Whatsapp, (55) 9 9661-3611 ou (55) 9 9662-7575, pelo telefone (55) 3744-6725 ou através do e-mail zon094@tre-rs.jus.br.

Algumas dessas demandas também estão disponíveis de forma online. Segundo as instruções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, os jovens podem acessar ao site TítuloNet. Já a alteração do domicílio eleitoral, ou outros processos, pode ser feita por meio do Autoatendimento do Eleitor, no site do TSE

Se não houver qualquer pendência (como multas por não ter votado ou justificado a abstenção em alguma eleição do passado), o cidadão também pode solicitar o seu Título de Eleitor no formato digital. Basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS).

É importante lembrar que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, mas passam a ser obrigatórios a partir dos 18 anos. Os cidadãos acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.