Prefeitura Municipal de Caiçara, 21 de Maio de 2022
Administração Municipal incentiva o programa de melhoria de variedades e técnicas de cultivo de cana-de-açúcar em Caiçara

Sexta - Feira, 12 de Novembro de 2021
Com o objetivo de modernizar as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar e melhoramento genético vegetal, a Secretaria da Agricultura e a Emater/RS, incentivam no município o desenvolvimento do sistema de produção de cana-de-açúcar desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado. Este sistema prevê desde a escolha da área para implantação do canavial; plantio com mudas pré-brotadas; nutrição e adubação; variedades de cana-de-açúcar recomendadas para o Rio Grande do Sul e o sistema de produção de mudas pré-brotadas via minitoletes a partir de uma única gema.

Na primeira etapa do projeto, além das orientações sobre implantação e manejo, mais de 20 agricultores dos municípios puderam realizar o plantio de novas variedades que prometem elevar a quantidade de toneladas de colmos por hectare (TCH), de sólidos solúveis totais por hectare (TSSTH) e aumentar a eficiência de conversão de energia solar em produção (Ef Es).

No município destaca-se o sistema de produção de mudas pré-brotadas, pelo produtor rural Leonézio Luiz Strack com variedades desenvolvidas pela Embrapa, como a RB925345, RB966928, RB965902 e o clone RB016916 e variedades tradicionais como a Naviraí.

Segundo o produtor rural, o sistema “garante maior taxa de germinação, menor quantidade de cana para muda e antecipação da colheita, além disso as novas variedades resultam em um maior teor de sacarose gerando um maior rendimento na produção de açúcar e melado.”

Dirceu Frizon, Secretário Municipal da Agricultura de Caiçara, destaca a importância no plantio destas novas variedades de cana-de-açúcar para melhoramento genético vegetal, e a necessidade implantar o canavial, observando as novas técnicas que podem aumentar significativamente a produção por hectare. “O acompanhamento realizado nas lavouras possibilita destacar a alta produtividade por hectare, o alto perfilhamento e a grande resistência da variedade clonada RB016916 às fortes geadas ocorridas neste ano.” salienta Frizon.