Prefeitura Municipal de Caiçara, 21 de Maio de 2022
Cestas do Programa de Aquisição de Alimentos foram entregues às famílias caiçarenses na última semana

Terça - Feira, 20 de Julho de 2021
Nessa última semana, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) passou pela sua fase final de organização do mês de julho. O período foi de recebimento dos alimentos dos produtores, montagem e organização das cestas, e entrega delas para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município.

O PAA foi criado em julho de 2003, com a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para a sua realização, o programa adquire alimentos produzidos por produtores do município e região, com um orçamento composto por recursos do Ministério da Cidadania, e os destina às famílias escolhidas através do Cadastro Único. Caiçara aderiu ao programa neste ano de 2021, a partir da proposta e indicação da Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. O PAA terá continuidade no município até abril de 2022, com entrega mensal dos alimentos.

Em Caiçara, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e a Emater estiveram à frente no contato com os produtores para a aquisição dos alimentos, do recebimento deles e da prestação de contas com o Ministério da Cidadania, além do auxílio na montagem das cestas com os produtos recebidos.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social do município, Lizete Piton Ceolin, que é a coordenadora do projeto em Caiçara, “fazer a compra de produtos dos agricultores do nossos município fomenta o desenvolvimento local, valorizando a agricultura familiar e o trabalho de pessoas que fornecem alimentos para a nossa região. A distribuição desses produtos para as nossas famílias ajuda a desenvolver o social, para que elas tenham acesso a uma alimentação saudável de qualidade”.

O Chefe da Emater de Caiçara, Carlos Ruviaro, também comenta que "um dos gargalos da agricultura familiar é a comercialização dos produtos, desta forma a Emater trabalha na organização da produção dos alimentos e dos produtores, para inserir parte da sua produção no mercado institucional através do PAA".

A Secretaria Municipal de Assistência Social também está presente na realização do programa no município de Caiçara, com a colaboração do Conselho Municipal de Assistência Social, fazendo a montagem das cestas e a entrega delas para a comunidade.

A Secretária de Assistência Social do município, Ana Cristina Devitte salienta o quanto esses produtos vêm para complementar a alimentação das famílias em vulnerabilidade social, e o quanto é importante eles serem saudáveis e orgânicos, adquiridos na sua maioria de produtores do nosso município.