Prefeitura Municipal de Caiçara, 25 de Junho de 2021
Dengue: O inimigo visível que podemos combater

Terça - Feira, 08 de Junho de 2021
Arquivo - Palácio Piratini (Eduardo Seidil)
Além de se mobilizar para o enfrentamento ao Corona vírus (Covid-19), a população precisa estar em alerta para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças.

O Aedes aegypti popularmente conhecido como mosquito-da-dengue, é um mosquito doméstico que possui hábitos diurnos, sendo que o período de maior atividade é ao amanhecer entardecer.  Para se reproduzir, necessita de água parada, local onde os seus ovos são colocados.

No município de Caiçara estão sendo realizados trabalhos diários pelas Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde (Ace’s) do município, como vistorias principalmente em locais que acumulam água para eliminação da mesma, visitas diárias de orientação, para reduzir a proliferação do mosquito.

Neste momento de combate ao Coronavírus, não podemos esquecer-se de combater a Dengue, uma vez que este é um inimigo visível e desta forma podemos combate-lo.

É importante que a comunidade colabore redobrando os cuidados, mesmo que o município ainda não tenha registrado nenhum caso de dengue neste ano, pois, com a chegada do inverno, muitas pessoas, diminuem os cuidados, mas o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chykungunia, circula mesmo neste período de mais frio.  Como os ovos depositados podem permanecer intactos por meses, os locais de criadouros devem ser eliminados, caso contrário darão origem a um novo ciclo do mosquito, citam as agentes.

Desta forma a Secretaria da Saúde alerta a população para que os cuidados permaneçam em todas estações do ano.

Alguns cuidados são essenciais:

* Manter a caixa d’água sempre fechada;
* Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água;
* Trocar água das plantas aquáticas uma vez por semana;
* Não descartar lixo de maneira inadequada;
* Não deixar entulhos espalhados no quintal;
* Limpar bem as calhas;
* Manter a piscina sempre limpa;
* Limpar bem, pelo menos duas vezes por semana, os recipientes que são usados para colocar água para animais;
* Tampar ralos pouco utilizados;
* Não deixar objetos que possam acumular água da chuva.