Prefeitura Municipal de Caiçara, 28 de Junho de 2022
Município de Caiçara recebe câmara fria para conservação de vacinas

Segunda - Feira, 24 de Maio de 2021
O município de Caiçara recebeu  na última terça-feira, dia 18 de maio, uma câmara fria de conservação de vacinas com capacidade de armazenamento de 200 litros.

Este equipamento atinge temperaturas entre 2ºC e 8°C, servindo para o armazenamento de vacinas e medicamentos e possibilitando um maior e melhor acondicionamento destes materiais.

Caiçara foi beneficiada por ter menos de 100 mil habitantes, por atender os critérios do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), além de ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos.

O objetivo da distribuição de câmaras frias por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que as adquiriu por meio da Secretaria Estadual de Saúde, é aprimorar a Rede de Frio do Plano Nacional de Imunizações (PNI). No total, serão 194 cidades gaúchas contemplados com esses equipamentos.

Daniel Liberalesso, Secretário Municipal de Saúde, comenta que “ter esse conservador é um avanço para nossa cidade e comunidade, que vai propiciar o aumento na capacidade de vacinação e mais segurança no armazenamento dessas vacinas, já que o outro conservador, que tínhamos desde 2017, já vinha apresentando problemas e necessidade de manutenção. Além disso, também é uma conquista da equipe, que mantém as metas sempre altas e em dia. É uma felicidade receber esse conservador em um momento que nós tanto precisamos, em razão das campanhas de vacinação que vem ocorrendo em conjunto. É algo que vem para auxiliar tanto a Secretaria de Saúde, quanto toda a população caiçarense”.

A importância desse equipamento para a qualidade dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde para a população é imensa, e se mostra ainda mais significativa quando se avalia que, a cerca de cinco anos atrás, o posto de saúde da cidade contava somente com uma geladeira doméstica para o armazenamento das vacinas. Em 2017, o município adquiriu uma câmara de conservação de vacinas com recursos próprios, já modernizando e auxiliando esse setor tão importante para a saúde. Entretanto, esse equipamento vinha passando por uma manutenção em virtude de um defeito na sua bateria, e nesse momento de tamanha demanda de vacinas, em virtude da imunização contra a Covid-19, a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza, e continuidade das vacinas de rotina, era necessário um equipamento em funcionalidade para dar andamento à vacinação.

“As câmaras que estão sendo entregues para os municípios, garantem que as vacinas e outros produtos possam ser destinados para os cidadãos de forma segura, ainda mais agora, momento em que temos duas campanhas correndo de forma simultânea. Esses patrimônios estão sendo entregues pelo estado para qualificar a estrutura da saúde dos municípios” cita Marly Vendruscolo, coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que recebeu seis câmaras frias, as quais estão fazendo a entrega. “O maior beneficiário disso, com certeza, é munícipe, que terá uma segurança maior, pois ele estará realmente recebendo a sua vacina, sua medicação, dentro de todos os padrões. Nós já fizemos entrega do conservador no município de Caiçara, junto com o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde e toda a equipe de vacinação. Ficamos todos muito felizes, pois é uma parceria que o estado está tendo com os municípios, para uma maior qualidade de vida e melhor saúde para a sua população. ”