Prefeitura Municipal de Caiçara, 28 de Junho de 2022
Agricultores recebem auxílio na produção de feno em Caiçara

Quinta - Feira, 13 de Maio de 2021
A Administração Municipal de Caiçara através da Secretaria Municipal de Agricultura vem auxiliando desde o inicío da gestão. os agricultores na produção de feno no município, com mão de obra e equipamentos: trator, segadeira, ancinho enleirador e a enfardadeira.

Como os serviços são realizados conforme a ordem de inscrição e disponibilidade das máquinas, os pedidos devem ser solicitados na Secretaria.

“A produção de feno é uma prática de conservação de capim. São plantas ceifadas e secas usadas como forragem para alimentar rebanho bovino, utilizamos as gramíneas tifton 85, jiggs, aveia e azevém. Esse processo ocorre quando a água é retirada da forragem, mas não há perda de nutrientes ao longo da operação. No município o feno é utilizado na atividade de bovinos de leite, na composição de dietas de bezerras, novilhas e vacas. Eventualmente utilizado para alimentar rebanhos bovinos em épocas de escassez de pastagem verde, períodos secos e inverno. Normalmente o produtor utiliza o excedente do capim produzido na propriedade para garantir alimentação do rebanho ou mesmo a venda do feno para outros agricultores”, salienta Carlos Ruviaro Extencionista Rural da Emater de Caiçara.