Prefeitura Municipal de Caiçara, 11 de Maio de 2021
Retorno das aulas na rede municipal de ensino de Caiçara

Segunda - Feira, 03 de Maio de 2021
A Rede Municipal de Ensino de Caiçara iniciou, nesta segunda-feira, dia 03 de maio, com suas atividades presenciais de forma escalonada. Esse retorno das atividades presenciais ocorreu para todos os alunos das turmas da Educação Infantil e as turmas de 1°e 2° anos do Ensino Fundamental.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina, da Linha Mendes, Fabiana da Silva, comenta que a escola “está radiante com a possibilidade do retorno dos nossos alunos, está colorida, alegre e preparada com as medidas de prevenção contra a Covid-19. Hoje foi um dia especial para nossa equipe docente e esperamos acolher gradualmente todos os nossos alunos com o passar dos dias.”

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Paraíso da Criança, do Distrito do Ipuaçú, a diretora, Eléia Kerkhefen Casarin e a professora Enilda dos Santos, contam que o retorno das aulas presenciais na escola, ocorreu de forma tranquila, onde 50% dos alunos retornaram às aulas. “As crianças estavam muito ansiosas e felizes com o retorno presencial.”

O retorno das aulas segue todos protocolos de distanciamento social no ambiente escolar. Isso é salientado pela diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vô Danilo, Marlene Brondani.  A retomada das aulas também foi muito tranquila na nossa escola, obedecendo todos os protocolos sanitários. “Os pais que chegam veem que a escola está sinalizada, e eles, assim como os alunos e os professores, entendem a necessidade do cuidado, da limpeza e higienização, algo para o qual a escola está bem preparada, dando bastante segurança para as famílias.”

Segundo Marlene, as crianças chegaram bastante eufóricas e felizes. “Os professores com um brilho nos olhos em saber que a escola hoje estaria retornando as atividades presenciais”. Ela lembra que as escolas seguem com as aulas no sistema remoto para os alunos que permaneceram em casa, que continuam recebendo as suas atividades.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anjo da Guarda, Euclésia da Rosa Couto Veríssimo, também relata o retorno das aulas: “A volta às aulas presenciais, neste momento, significa uma explosão de sentimentos, pois ao mesmo tempo que ficamos felizes em receber as crianças e alegrar a nossa escola, também temos o sentimento de preocupação e cuidado, a fim de que ninguém se contamine com o Covid-19. Estamos nos adaptando a esta nova realidade e fazendo o nosso melhor, para que tudo dê certo. Contamos com o apoio e a colaboração de todas as famílias envolvidas, tanto as que optaram por enviar seus filhos para a escola, como as que optaram por continuar no ensino remoto. Quanto mais Escola e Família trabalharem juntas, melhor será o desenvolvimento e a aprendizagem das nossas crianças.”

Os alunos que os pais optaram em permanecer em casa, a SMEC continuará enviando e disponibilizando os materiais impressos, sendo estas atividades não presenciais entregues nas casas dos estudantes.