Prefeitura Municipal de Caiçara, 16 de Agosto de 2022
Assistência Social e as Agentes de Saúde de Caiçara desenvolvem trabalhos em conjunto

Quarta - Feira, 28 de Abril de 2021
Ocorreu nessa terça-feira, dia 27, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), uma reunião entre as agentes de saúde do Município de Caiçara, a Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Devitte, a Coordenadora do CRAS, Marliza Terezinha Bonatti, a Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal, Thaís Millena Ceolin, a enfermeira, Isabel Tomasi e a farmacêutica, Daylana Ruviaro.

Pensando em somar forças para realizar um trabalho de excelência na comunidade caiçarense, as agentes de saúde foram convidadas pela Secretária da Assistência Social, Ana Cristina, para traçar metas importantes que serão desenvolvidas em conjunto nas famílias, com objetivo de um trabalho preventivo. Esse elo entre a Assistência Social e as agentes de saúde é importantíssimo, já que elas possuem grande conhecimento sobre a realidade das famílias nas localidades que abrangem.

Dentre os trabalhos elencados para essa parceira, alguns prioritários que serão desenvolvidos com uma equipe multidisciplinar serão: grupos de hipertensos, diabéticos, acompanhamento de idosos com o auxílio na administração de suas medicações, medicina alternativas através de chás e pomadas caseiras, orientação sobre o destino do lixo seco e orgânico. Estas são algumas das metas que pretende-se realizar com este grupo de profissionais multidisciplinar.

O encontro se voltou também às demandas das agentes de saúde, passadas para a assessora jurídica, Thaís Millena Ceolin, em relação a equipamentos, uniformes, crachás e outros itens importantes para uma melhoria na qualidade do atendimento e trabalho delas, principalmente nesse momento de pandemia, em que elas precisam manter o contato com as famílias e passar avisos importantíssimos, como quanto à vacinação contra a Covid-19.

Ainda, a farmacêutica do posto de saúde da cidade, Daylana lembrou da campanha que está sendo realizada pelas estudantes de Farmácia, Érika Delalibera e Carolina Minetto, para pessoas com diabetes que fazem uso de insulina e medicamentos para diabetes. A farmacêutica pediu para que as agentes façam o intermédio entre esses pacientes e o posto de saúde, para que eles também possam fazer parte da campanha, e para que seja possível fazer esse encontro no momento adequado e adaptado para cada realidade.